SARACOTIA

O trio Saracotia foi formado em 2008 pelos músicos Rafael Marques (Bandolim 10 cordas), Rodrigo Samico (violão 7 cordas) e Marcio Silva (bateria), após os três artistas terem se juntado, pela primeira vez, para acompanhar a cantora italiana Cristina Benvenutti. Nascidos no Recife (Pernambuco, Nordeste do Brasil), os músicos abordam referências locais e internacionais, levando a uma musicalidade inventiva e, em diversas facetas, brasileira.
Em sua trajetória, o trio explora a versatilidade da música de Pernambuco e do Brasil em suas variações do Frevo, Maracatu, Forró, Choro, Samba e outras sonoridades populares para a expansão de referências culturais e geográficas, dessacralizando tradições em possibilidades estéticas contemporâneas.
A junção do violão 7 cordas, do bandolim 10 cordas e da bateria dá fluidez contrapontística diferenciada; a energia e a leveza musical se tornam evidentes em suas motivações e histórias contadas à beira do palco e sentidas pela plateia.
O repertório autoral e instrumental sempre foi pautado por diversos gêneros musicais marcados pela improvisação jazzística. Nesse percurso profissional, o trio tem dois álbuns lançados: o “Saracotia” (2012) e o “A Vista do Ponto” (2016), trabalhos que tornaram o grupo expoente da música instrumental no Brasil.
Após circularem por países da América Latina e Europa, os músicos apresentam uma sonoridade mais madura, aprofundando a essência acústica e de valorização dos instrumentos. Atualmente, os processos de ensino e de investigação sonora estão apontando novos rumos de composição e vivências culturais.